Projetos
Produtos Químicos Inovadores de Base Biológica ou Mediante Reciclagem para uma Indústria Automotiva Verde.
Descrição: O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade do mundo e grande parte concentra-se na região amazônica, um espaço chave na equação da mudança climática mundial; composto por 9 estados brasileiros (~14% da população nacional), e compartilhado com outros 9 países. Essa região concentra cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves. Contudo, a exploração insustentável dessa biodiversidade contribui para várias crises globais ambientais (climática, desmatamento, perda de biodiversidade, poluição de bacias hidrográficas, mares e zonas costeiras), e limita o desenvolvimento socioeconômico do País. Especulase que, esses problemas podem ser equacionados mediante uma bioeconomia circular (economia circular + bioeconomia). A Bioeconomia representa cerca de 20% do produto interno bruto brasileiro Porém, a sua materialização em nível nacional, especialmente na região amazônica, enfrenta alguns desafios. Por exemplo, falta de mão de obra qualificada, excesso de burocracia na realização de pesquisas e inovação, falta de iniciativas científico-produtivas disruptivas, limitações de infraestruturas, e falta de sinergia entre iniciativa privada, governo e academia. Sem dúvida, essas questões podem estar afetando a cadeia produtiva do tucumã, que representa apenas 0,035% da bioeconomia total do Pará. Estudos indicam que a produção e comercialização do tucumã envolve 21 cidades amazônicas diferentes. Os frutos do tucumã são ricos em macronutrientes (fósforo, cálcio, magnésio, sódio e potássio) e micronutrientes (cobre, ferro, manganês e zinco), que pode ser fonte de inexplorados nanobiofertilizantes, bioplásticos, farmacêuticos, cosméticos e têxteis. Sabe-se que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, o que se deve em parte ao uso de matérias-primas nãorenováveis e não biodegradáveis. A presente proposta visa o uso de biomassa de tucumã, de fonte natural, renovável e biodegradável, como matéria-prima para a produção de tecidos inteligentes, sustentáveis e com alto valor agregado, uma vez que apresentam propriedades antibacterianas e autolimpantes. O endocarpo do Tucumã-do-amazonas é selecionado neste projeto como matriz sustentável de biopolímeros, via conversões bioquímicas, para revestimentos visando incrementar a resistência à corrosão dos aços utilizados na indústria automotiva, e via reaproveitamento das fibras lignocelulósicas e bioativos para a produção de tecidos funcionais e sustentáveis, dada a sua natureza não-tóxica, biocompatibilidade e redução da pegada de carbono da indústria do Tucumã.
Linha de pesquisa: PRODUTOS QUÍMICOS INOVADORES DE BASE BIOLÓGICA OU MEDIANTE RECICLAGEM PARA UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA VERDE.
Coordenador de SubProjeto: Prof. Dr. Yurimiler Leyet Ruiz
Instituições de fomento: FINEP, UFAM, FAPEM
Desenvolvimento de microgeradores para alimentação de sensores de monitoramento remoto na Amazônia
Descrição: O desenvolvimento de baterias de estado sólido é hoje foco de interesse mundial. Pesquisas recentes têm sido direcionadas ao uso de materiais compósitos fazendo parte dos componentes de estas. Neste contexto os eletrólitos flexíveis combinando as propriedades mecânicas dos materiais poliméricos e a condução iônica de inorgânicos com base Li, Na vem despertando grande interesse. As baterias com estas caraterísticas se consideram como o futuro deste tipo de dispositivos. Esta proposta visa na obtenção de membranas flexíveis compostas pela incorporação de inorgânicos condutores iônicos com base Li, Na em três matrizes poliméricas: PVA, PEO e PVDF. Alguns parâmetros como concentração de cada material inorgânico, espessura das membranas, tempo de secado, etc, serão controlados. As amostras serão produzidas fundamentalmente pelos métodos de sínteses de evaporação por solvente e por eletrofiação. Diferentes caracterizações: estruturais (DRX, Raman, FTIR), morfológica (MEV), térmica (DSC), elétricas (Impedância complexa) e mecânicas (testes de tração) dos compósitos será realizada. A intenção é conseguir valores entre de condução iônica da ordem de 10-3-10-6 S/cm que são os recomendados para este tipo de aplicação. Diferentes tipos de protótipos de bateria de íon lítio e sódio, obtidos a partir dos eletrólitos flexíveis serão caracterizados eletroquimicamente. Resulta interessante destacar que os estudos já estão em andamento e alguns resultados preliminares bem sendo obtidos nos últimos anos. Finalmente cabe destacar que há em este projeto um grande potencial de aplicação tecnológica e desenvolvimento de patentes.
Linha de Pesquisa: SISTEMAS ELETRÔNICOS FORTEMENTE CORRELACIONADOS
Coordenador: Prof. Dr. Yurimiler Leyet Ruiz
Instituições de fomento: UFAM, FAPEM
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