Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > LPMAT firma nova parceria com o Instituto Arawá para fortalecer pesquisa e inovação na Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

LPMAT firma nova parceria com o Instituto Arawá para fortalecer pesquisa e inovação na Amazônia

  • Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 16h54
  • Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 16h55

O Laboratório de Processamento de Materiais Tecnológicos (LPMAT) deu mais um passo estratégico em sua trajetória de pesquisa e impacto socioambiental ao firmar uma parceria com o Instituto de Pesquisa Arawá. A colaboração une o LPMAT a uma instituição recém-criada e dedicada à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento sustentável na região amazônica, contribuindo para ampliar a integração entre ciência, tecnologia e soluções para desafios locais e globais.

O Instituto Arawá — oficialmente constituído sob o nome Instituto de Pesquisa Arawa Energia e Ambiente da Amazônia (IPAEAM) — é uma organização voltada à geração de conhecimento e inovação tecnológica em temas ambientais e energéticos, com foco nas especificidades e demandas da região amazônica. A instituição busca estimular iniciativas que apoiem a proteção ambiental, a transição energética e a criação de tecnologias adaptadas ao contexto regional, promovendo a participação ativa de pesquisadores, estudantes e parceiros locais no desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Por meio dessa parceria, o LPMAT e o Instituto Arawá pretendem estabelecer linhas de cooperação em projetos de pesquisa, formação de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e transferência de conhecimento, com ênfase em temas sinérgicos às linhas de atuação do laboratório, como materiais avançados, sensores ambientais, energias renováveis e tecnologias para monitoramento ecológico. 

Essa iniciativa marca mais um capítulo na trajetória do LPMAT de fortalecimento de redes institucionais e científicas, contribuindo para consolidar o laboratório como um polo de pesquisa de referência no Brasil e internacionalmente, e ampliando os horizontes de investigação em materiais e tecnologias para apoiar processos de transformação na Amazônia e além.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página